segunda-feira, 16 de maio de 2016

Exercícios Piedosos que se aconselham para o Cristão fazer a Cada Dia



Catecismo Maior de São Pio X



969) Que deve fazer um bom cristão, pela manhã, apenas acorda?

Um bom cristão, pela manhã, apenas acorda, deve fazer o sinal da Cruz, e oferecer o coração  a Deus, dizendo estas ou outras palavras semelhantes: Meu Deus, eu vos dou o meu coração e a minha alma.


970) Em que deveríamos pensar ao levantar da cama e enquanto nos vestimos?

Ao levantar da cama e enquanto nos vestimos, deveríamos pensar que Deus está presente, que aquele dia pode ser o último da nossa vida; e, entretanto levantar-nos e vestir-nos com toda a modéstia possível.


971) Depois de se levantar e de se vestir, que deve fazer um bom cristão?

Um bom cristão, apenas se tenha levantado vestido, convém pôr-se na presença de Deus e ajoelhar, se pode, diante de alguma devota imagem, dizendo com devoção: “Eu Vos adoro, meu Deus, e Vos amo de todo o coração; dou-Vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado nesta noite; ofereço-Vos todas as minhas ações, e peço-Vos que neste dia me preserveis do pecado, e me livreis de todo o mal. Assim seja”. Reza depois o Padre-Nosso, a Ave-Maria, o Credo, e os atos de Fé, de Esperança e de Caridade, acompanhando-os com um vivo afeto do coração.


972) Que práticas de piedade deveria fazer todos os dias o cristão?

O cristão, podendo, deveria todos os dias: 1° assistir com devoção à santa Missa; 2º fazer uma visita, por breve que fosse, ao Santíssimo Sacramento; 3º rezar o terço do Santo Rosário.


973) Que se deve fazer antes do trabalho?

Antes do trabalho, convém oferecê-lo a Deus, dizendo do coração: “Senhor, eu Vos ofereço este trabalho, dai-me a vossa bênção”,


974) Para que fim se deve trabalhar?

Deve-se trabalhar para glória de Deus e para fazer a Sua Vontade.


975) Que convém fazer antes da refeição?

Antes da refeição convém fazer o sinal da Cruz, estando de pé, e depois dizer com devoção: “Senhor, abençoai-nos a nós e ao alimento que vamos tomar, para nos conservarmos no Vosso santo serviço”.


 976) Depois da refeição, que convém fazer?

Depois da refeição, convém fazer o sinal da Cruz, e dizer: “Senhor, eu Vos dou graças pelo alimento que me destes; fazei-me digno de participar da mesa celeste”.


977) Quando nos vemos atormentados por alguma tentação, que devemos fazer?

Quando nos vemos atormentados por alguma tentação, devemos invocar com fé o Santíssimo Nome de Jesus ou de Maria, ou recitar fervorosamente alguma oração jaculatória, como, por exemplo: “Dai-me a graça, Senhor, que eu nunca Vos ofenda”; ou então fazer o sinal da Cruz, evitando porém que as outras pessoas, pelos sinais externos, suspeitem da tentação.


980) Que se deve fazer quando tocam às Ave-Marias, pela manhã, ao meio-dia e à noite?

Ao toque das Ave-Marias, o bom cristão recita o Anjo do Senhor com três Ave-Marias.


981) A noite, antes de deitar, que devemos fazer?

À noite, antes de deitar, convém pôr-nos, como pela manhã, na presença de Deus, recitar devotamente as mesmas orações, fazer um breve exame de consciência, e pedir perdão a Deus dos pecados cometidos durante o dia.


982) Que haveis de fazer antes de adormecer?

Antes de adormecer, farei o Sinal da Cruz, pensarei que posso morrer naquela noite, e oferecerei o coração a Deus, dizendo: “Meu Senhor e meu Deus, eu Vos dou todo o meu coração. Trindade Santíssima, concedei-me a graça de bem viver e de bem morrer. Jesus, Maria e José eu Vos encomendo a minha alma”.


983) Além das orações da manhã e da noite, por que outra forma se pode recorrer a Deus no decurso do dia?

No decurso do dia pode-se invocar a Deus frequentemente com outras orações breves, que se chamam jaculatórias.



984) Dizei algumas jaculatórias.

– Senhor, valei-me;
– Senhor, seja feita a Vossa Santíssima Vontade;
– Meu Jesus, eu quero ser todo Vosso;
– Meu Jesus, misericórdia;
– Doce Coração de Jesus, que tanto nos amais, fazei que eu Vos ame cada vez mais;
– Doce Coração de Maria sede minha salvação.


985) É útil recitar, durante o dia, muitas jaculatórias?

É muito útil recitar, durante o dia, muitas jaculatórias, e podem recitar-se também com o coração, sem proferir palavras, caminhando, trabalhando, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário