domingo, 15 de maio de 2016

Sábios conselhos... Fragmentos diários


A mentira é aliada de muitos outros pecados


A mentira, por si só, não constitui pecado grave, a não ser quando causa grandes prejuízos ao próximo. No entanto embora não seja, em si, gravemente pecaminosa, todavia muitas vezes contribui, para outros pecados, favorece e facilita o hábito de pecar.

Sobretudo, nunca profiras, deliberadamente, mentira alguma, nem mesmo por brincadeira; porque se facilmente, por gracejo, mentires, depois o farás seriamente. Não sejas do número dos que gostam de caçoar dos outros e se divertem em contar patranhas. Isto não é nobre nem digno. Tem a todos em estima, embora sejam muito insignificantes as suas qualidades. Não te aproveites da fraqueza alheia para crivá-los de sarcasmos e zombarias. Tal proceder a quantos não acovardou por toda a vida!

Ás vezes pode haver casos em que não convém que se diga toda a verdade, principalmente aos que não têm direito de conhecê-la e levados por curiosidade andam a cata de notícias. Em tais circunstâncias, é lícito usar de subterfúgios que simplesmente contornam a verdade. A virtude da veracidade não pode separar-se da prudência cristã. “Tudo o que disseres, deve ser verdade, mas nem tudo o que for verdade, deves dizer”. Contém esta máxima uma grande sabedoria, que deves seguir sempre.


(Donzela Cristã- Padre Matias de Bremscheid, 1935 p. 63)

Nenhum comentário:

Postar um comentário