quinta-feira, 12 de maio de 2016

Sábios conselhos... Fragmentos diários


A decência


Abstém-te, outrossim, da convivência com certas pessoas, que no seu proceder e conversas são extravagantes e dissolutas. Evita a companhia de moços libertinos... São Francisco de Sales diz: "Os vidros, que, demasiado se aproximam uns dos outros, quebram-se facilmente, e contaminam-se os frutos delicados, quando em contato uns com outros. Nunca permitas a ninguém tocar-te, contra as regras da decência, nem por brincadeira, nem por afagos”.

Se algum importuno quiser tomar contigo certas liberdades, faze como José do Egito: foge, logo que for possível! Se, porém não puderes fugir, clama por socorro e resiste com todas as forças. Determina-te a morrer, de preferência a consentir em qualquer mal. Não te deixes iludir por quem te diga: isto ou aquilo, - que evidentemente é contrário à honestidade e aos costumes cristãos – não tem importância e não é pecado.

Acredita, apenas, no teu catecismo e na voz da tua consciência. Nunca passeies sozinha à noite com um moço, nem permitas excessivas familiaridades com pessoa de outro sexo. Muito, embora, aquela camaradagem possa parecer inocente, no começo, contudo a pureza do coração corre sempre grande perigo. Não te esqueças de que a serpente, que fere mortalmente, gosta de se esconder sob a relva macia e entre as variegadas flores. Não fomentes, portanto, amizade alguma, demasiado prematura e sem vigilância.

(Donzela Cristã - Padre Matias de Bremscheid, ano de 1935, p 51.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário