sábado, 14 de maio de 2016

Sábios conselhos... Fragmentos diários

O que deves evitar



Eis porque deves estabelecer os seguintes princípios: evita, quando puderes, até a sombra do pecado; precisamente no tempo do teu noivado, reza com muita regularidade e devoção, com diligência maior e melhor do que antes; honra e venera muito a Santíssima Virgem, coloca-te amiúde debaixo de Seu manto e sob a proteção de São José; recebe mais amiúde e com ótimas disposições, os santos sacramentos, e procura, também estimular a isso o teu noivo. No transcorrer desse tempo tão belo e feliz para ti, mas, por outro lado, tão sério e tão importante, exercita-te mais facilmente do que antes, nas boas obras, sobretudo, nas obras de misericórdia e caridade.

Que bom seria se, no dia de teu casamento, muitos pobres e doentes, que conheceram o teu coração nobre e generoso, implorasse as bênçãos do céu sobre ti! Ser-te-ia muito mais útil do que todo o brilho externo e os alegres banquetes e festas, que em regra se fazem no dia das bodas, embora eu não queira afinal censurar tal costume, quando se festeja as núpcias de maneira cristã e se exclua todo o pecado. Por amor a santa pureza, evita também o mais que puderes, os bailes. Desfalece e extingue-se neles a inocência. Não poderás, talvez, esquivar-te da dança, e de algum baile, mas participa deles o mais raro possível. Nunca tomes parte dos que forem escandalosos; em quaisquer circunstâncias, vai sempre acompanhada de teus pais, ou de outras pessoas conscienciosas.

O manso e suave São Francisco de Sales, que não gostava de impor a outrem exigências rigorosas, manifestou-se contrário às danças e aos bailes, com estas palavras: “Digo dos bailes o que os médicos dizem dos cogumelos; os melhores não valem nada; assim também, as danças mais inocentes não têm valor algum. Pelo que, jamais se hão de permitir tais divertimentos, nem mesmo em caso de necessidade e com a maior precaução”.


( Donzela Cristã- Padre Matias de Bremscheid, 1935 p. 65)

Nenhum comentário:

Postar um comentário