terça-feira, 10 de maio de 2016

O que devo fazer para com o próximo?



Dar bom exemplo: Pelo meu porte modesto e simplicidade dos meus vesti­dos, ao mesmo tempo que graciosos, próprios da minha idade e condi­ção, mas nunca respirando qual­quer imodéstia nem vaidade.

Por meus modos afáveis e delicados, mas sempre cautelosos e sempre receo­sos.

Por minha fidelidade em cumprir o que me é ordenado por quem tem autorida­de para isso.

Dizer boas palavrasDe zelo, sem afetação; de incitamento à virtude e às obras de Deus; de consolação; de paz; de alegria; de amizade. Tudo isto é possível fazer quase todos os dias.

Fazer boas obras através: Dos serviços prestados; por minhas es­molas; por san­tas ações para fazer o bem, para levar os outros à frequência dos Sacra­mentos; por minha influência, para desviar do vício e fazer praticar a virtude.

Do mal reparado: desculpando, justificando, protegendo, defendendo, ocul­tando faltas e esque­cimentos e, se for possível, reparando-os.

Das alegrias procuradas: ao espírito, por justas e santas consolações espiritu­ais; ao coração, por um efetivo reconhecimento para com Deus; à alma, por uma palavra do Céu.

(Manual da Pia União das Filhas de Maria, ob. cit., Cap. IV, p. 145).

Nenhum comentário:

Postar um comentário