quarta-feira, 11 de maio de 2016

Sábios conselhos... Fragmentos diários

As tentações




Consola-te: a tentação nunca e de nenhum modo é pecado, se não consentires nela. Até os maiores santos foram tentados muitas vezes e com violência: São Paulo, apóstolo, que se consagrara todo à causa de Cristo, um São Francisco de Assis, que votava amor seráfico ao Salvador Crucificado, uma Santa Catarina de Sena, tão agradável a Deus por sua elevada pureza.

Assim como o foi para eles, a tentação também será para ti, uma fonte de merecimentos e fortalecerá o teu progresso na virtude, se, como eles a combateres, decididamente. Se acontecer cair sobre a tua roupa um carvão em brasa, não te deténs a olhar como vai o carvão consumindo e devorando o pano. Não, imediatamente, num instante o sacodes fora. É o que te cumpre fazer, se a fagulha de uma tentação impura cai sobre a veste
preciosa da graça santificante. Não brinques, pois, com a tentação; logo que a perceberes esforça-te com energia por afastá-la.

Recorre à oração, sobretudo formula no teu interior pequenas, mas vivas e afetuosas jaculatórias, e porfia em passar a outros pensamentos por meio de trabalhos que te distraiam. Assim se afastará a tentação, sem consentires nela, principalmente se permaneceres sempre vigilante sobre a tua vista e, constantemente, em cada ocasião, tomares uma santa e honesta precaução contra ti mesma.

(Donzela Cristã - Padre Matias de Bremscheid, ano de 1935, p 46.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário