terça-feira, 17 de maio de 2016

Sábios conselhos... Fragmentos diários


Bom uso da Língua



Jovem cristã  é de grande importância, que te acostumes desde a tua mocidade ao domínio da língua. A língua não  dominada facilmente causa grande mal. Pode-se afirmar que, nem a peste, nem a guerra, nem a espada, produzem tanto mal como pequeno órgão que se chama língua. Sim, há também tempo em que o silêncio se torna uma necessidade deverás dominar a vontade de falar, de maneira justa e razoável. 

Sem motivo graves, nunca se deve falar das faltas e fraquezas dos outros. Guarda só para ti o que rouba a outrem o bom nome e estende sobre os seus desvarios e pecados o manto da caridade cristã; salvo se o bem comum ou a obediência o exigirem, fala a tal respeito. Que de faltas, infelizmente, não se cometem hoje neste ponto! Quantos que, por um vezo especial, criticam as fraquezas e os defeitos de uma pessoa ausente!Não é isto cristão, nem nobre!


peste e a guerra são ocasionais produzem por certo tempo seus efeitos maléficos, ao passo que a língua tem um poder destruidor e atua cada dia, cada hora, cada instante e por toda a parte. Com efeito, não somente num ou noutro campo de batalha, exerce a língua a sua atividade perniciosa, mas em cada lugar, em cada cidade e em cada aldeia e em todas as camadas sociais; entre a alta sociedade, como também na classe média, nos passatempos dos homens doutos, como nas oficinas dos nossos mestres, especializados e aprendizes. Ela infunde a desconfiança aos ânimos, prejudica o bom nome das pessoas honradas, destrói o laço das melhores amizades, arruína a felicidade familiar, fomenta a desordem e o espírito de revolta na vida da nação e dos cidadãos, desacredita a religião e a moralidade. É incalculável o mal que produz a língua desenfreada. Vigia, pois, a tua língua! 



(Donzela Cristã- Padre Matias de  Bremscheid, 1935 p. 76)


Nenhum comentário:

Postar um comentário