sexta-feira, 20 de maio de 2016

Sábios conselhos... Fragmentos diários

O trabalho


Trabalha com fidelidade e diligência, pois o trabalho é uma honra. Não é de fato uma honra o tornar-se semelhante ao divino Salvador, trabalhar, como Ele o fez? Como Jesus trabalhava com diligência e boa vontade! Na oficina de Nazaré, no decorrer de muitos anos, dia a dia, o suor Lhe gotejou de face, quando com a enxó na mão, desbastava a madeira.

Trabalha com fidelidade e afinco, pois o trabalho é finalmente uma bênção. O trabalho assíduo far-te-á progredir na vida. Quem é que progride? Não é o que é capaz e habilitado? o que aprendeu alguma coisa? o que, extremamente ativo, de manhã até a noite, se dá com prazer ao trabalho? o que se entrega, de corpo e alma e com grande escrúpulo, aos deveres do próprio estado? O vadio, o preguiçoso, nunca chegará a um ramo verde, como costumam dizer os alemães, e que se aplica principalmente aos nossos dias, quando, em todos os setores da vida, reina uma enorme concorrência, e os indolentes são postos à margem. O trabalho diligente enobrece e aperfeiçoa o teu caráter.

O trabalho diligente é de grande utilidade para a conquista da virtude. Diz o Espírito Santo: "A ociosidade ensina muita coisa má". A esta máxima combina perfeitamente o provérbio alemão: "Mussigang ist aller aster Anfang" - A indolência é o começo de todos os males. Quantos pensamentos desatinados e pecaminosos não se mantêm longe de nós, enquanto nos ocupamos séria e utilmente nalguma coisa! Quantas ocasiões más e quantos perigos de pecado não removemos, quando, com grande alegria, cumprimos as obrigações do nosso estado! Assim, será mais fácil permanecermos bons e virtuosos, se formos amigos do trabalho sério e esforçado. A água que corre apressada e ativa sobre os rochedos duros e ásperos, permanece límpida e clara, fresca e pura; aquela, porém, que repousa preguiçosa, corrompe-se e oculta, em si, toda sorte de animais feios e imundos.

Se, porém, os executares todo teu trabalho "para a glória de Deus e por Seu amor", se lhes acrescentares aquela misteriosa unidade da boa intenção, adquire grande valor aos olhos de Deus, ainda mesmo que sejam trabalhos insignificantes e diários. Segue, pois em teus trabalhos quotidianos a admoestação do Apóstolo dos gentios: "Tudo o que fizeres, em palavras ou em obras, faze-o em nome do Senhor Jesus Cristo". (Col. 3,17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário